terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Autobiografia


O meu nome é Luís Vaz de Camões, o meu pai é Simão Vaz de Camões e a minha mãe Ana de Sá. Nasci por volta de 1524-1525, em Lisboa (desculpem não saber a data, pois a minha memória já não é o que era).
Pertenço à Pequena Nobreza, mas isso não significa que tenha muito dinheiro ou uma vida luxuosa.
Estudei em Coimbra, é graças a essa cidade que tenho um vasto conhecimento e cultura.
Entre os anos de 1549-1551 quis aventurar-me e participei numa expedição militar ao Norte de África. Sinceramente, se o tempo voltasse atrás, não sei se me aventurava, pois foi nesta expedição que perdi o meu olho direito.
Após este incidente, voltei a Lisboa e comecei a relacionar-me com os Fidalgos e com as Damas da Corte mas, mesmo assim, a minha vida não estava muito bem a nível financeiro.
Agora vou contar-vos outra parte triste da minha vida. Em 1552, se não me falha a memória, feri o arrieiro do rei, Gonçalo Borges. Fui preso durante uns tempos, mas saí em liberdade após o perdão do Gonçalo Borges e do rei.
Logo a seguir a este desentendimento, fui para a Índia e prestei serviço militar durante 3 anos, até cheguei a desempenhar alguns cargos administrativos.
Para minha grande tristeza voltei a ser preso, desta vez por não pagar as minhas dívidas.
Quando fui libertado fui a Macau e, já de regresso à Índia sofri um naufrágio, onde só consegui salvar o meu manuscrito d’ Os Lusíadas.
Voltei para Portugal em 1570. Em 1572, uma data muito importante para mim, Os Lusíadas foram publicados.
Agora, a minha vida continua a mesma, uma vida miserável. Até estou um pouco preocupado, pois neste ano (1580) sinto-me muito cansado, tenho medo que a minha hora esteja a aproximar-se.

2 comentários:

  1. Bem com esta autobiografia parece mesmo que é camões que está a comunicar connosco. Parabéns, vocês são mesmo criativas.

    ResponderEliminar